Projeto de lei do deputado estadual Daniel Almeida propõe a criação do Programa Estadual de Alfabetização Digital da Terceira Idade no Amazonas

O deputado estadual Daniel Almeida (Avante/AM) protocolou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei n° 917/2023 que propõe a criação do Programa Estadual de Alfabetização Digital da Terceira Idade.

O objetivo é proporcionar um ambiente de aprendizagem de informática e tecnologia para idosos com 60 anos ou mais, que desejam aprender a utilizar computadores, especialmente programas do Windows.

Além de promover a inclusão digital e social dessas pessoas, o parlamentar lembra a importância de garantir que a terceira idade possa acompanhar as constantes transformações tecnológicas e aproveitar as inúmeras oportunidades oferecidas pela era digital, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável.

De acordo com o parlamentar, com o domínio da informática e das tecnologias, os idosos poderão acessar informações, além de participar ativamente da sociedade em geral.

O parlamentar ressalta a importância desse programa para a inclusão digital da terceira idade no estado. “Nosso objetivo é garantir que cada vez mais idosos possam ter acesso às tecnologias digitais e aproveitar os benefícios que elas oferecem. Com o programa de alfabetização digital, esperamos contribuir para a integração deles na sociedade digital. Ao promover o acesso à tecnologia para a população idosa, estamos contribuindo para a redução da exclusão digital e para a garantia de uma participação plena e ativa desses indivíduos na sociedade. Além disso, a tecnologia pode auxiliar os idosos a se manterem atualizados, se comunicarem com familiares e amigos, acessarem serviços públicos e privados, além de proporcionar entretenimento e ocupação do tempo livre”, disse Almeida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *