Deputada Delegada Ione visita país com redução recorde de homicídios

A deputada federal Delegada Ione (Avante/MG), membro titular da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, participou de missão especial a El Salvador, na América Central. A parlamentar se reuniu com autoridades políticas e profissionais de Segurança Pública do país para entender como foi possível controlar e reduzir a criminalidade local em tempo recorde.

El Salvador, que já foi conhecido como a capital do homicídio das Américas, com uma das taxas de letalidade mais altas do mundo, passou por uma transformação notável nos últimos 20 meses. Nesse período, o presidente Nayib Bukele declarou estado de emergência para reprimir a violência das gangues, mobilizando os militares para as ruas. O governo também construiu uma “mega prisão” para deter milhares de criminosos.

As medidas conseguiram devolver a tranquilidade às ruas do país. Segundo pesquisas, 90% dos salvadorenhos apoiam a chamada “guerra às gangues”. As famílias voltaram a ocupar locais públicos, inclusive à noite. As pessoas viajam de ônibus sem medo de assaltos. Pequenos comércios, que fecharam devido às extorsões, reabriram.

A parlamentar conta que o fato de El Salvador deixar de ser um dos países mais violentos do mundo e completar recentemente 300 dias sem homicídios chamou a atenção da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. “A proposta da nossa missão especial foi analisar in loco como esse processo foi estruturado e executado”, contou.

A deputada lembrou que pesquisas recentes em Minas Gerais colocam a questão da segurança entre as três maiores preocupações das pessoas. “Como delegada de polícia, sempre me interessei por novas iniciativas na área de segurança. Agora como parlamentar federal vejo como é necessário buscarmos respostas. Não podemos naturalizar a insegurança”, disse.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *