Deputados de primeiro mandato participaram nessa quarta-feira (28) de um encontro de ambientação parlamentar na Câmara dos Deputados. Em uma espécie de seminário, eles receberam de funcionários da Casa informações relativas a processo legislativo, elaboração do Orçamento e também do novo site da Câmara, que será lançado em janeiro.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, passou pelo evento para explicar como funciona o debate de matérias no Parlamento. Ele disse, por exemplo, que não há vagas para todos os parlamentares na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e que existe uma ordem de fala no Plenário. Já nas comissões, o espaço para discussão é ampliado.
“A gente precisa compreender que uma casa com 513 [deputados] é uma casa onde o diálogo é fundamental, onde a gente precisa construir, respeitando as divergências, um ambiente onde a gente possa pautar as matérias que representam não apenas o interesse do governo, mas o interesse da sociedade. A gente precisa respeitar sempre a vontade da pauta da maioria, do governo, é assim em qualquer parlamento”, afirmou Maia.
O presidente alertou ainda para o fato de que a sociedade espera mudanças e disse que a Câmara trabalha para reduzir gastos e ser transparente.
Conjunto de ações
O encontro desta quarta foi uma introdução de conteúdos que poderão ser aprofundados em ações futuras de capacitação, com foco na qualificação técnica dos parlamentares que tomarão posse em 1º de fevereiro de 2019. “O evento marca a abertura das ações de capacitação, que faz parte do pacote de preparação para a posse”, explicou a diretora do Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa), Simone Sarkis Bergo.
Em primeiro mandato, chegarão à Câmara no ano que vem 243 parlamentares. Outros 27 são ex-parlamentares ou suplentes que retornam.
Avante
Nas eleições 2018, o Avante elegeu sete deputados federais: Luis Tibé, presidente nacional do partido, André Janones e Greyce Elias em Minas Gerais; Leda Sadala no Amapá; Pastor Sargento Isidório e Tito, na Bahia e Chiquinho Brazão pelo estado do Rio de Janeiro. Com mais de 1,8 milhão de votos federais, o Avante é um dos partidos que superou a chamada Cláusula de Barreira.
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Fonte: Agência Câmara Notícias