O prefeito David Almeida (Avante/AM) inaugurou, nesta quarta-feira (19/5), a primeira feira flutuante do Brasil. A Manaus Moderna abrigará 220 feirantes que foram afetados pela cheia do rio Negro, a segunda maior registrada desde 1902.
Inicialmente, somente feirantes de peixes, carnes e temperos ficarão na embarcação por estarem na área mais atingida. Os demais continuarão funcionando dentro da área da Manaus Moderna, com auxílio de marombas e contenções. A feira flutuante será coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semmac) e funcionará de, de 7h às 17h.
“Os feirantes já vão poder fazer a transferência dos produtos a partir de hoje para que possam logo fazer a comercialização. Foi uma ideia executada em sete dias e deve permanecer aqui por dois a três meses. Após a descida das águas, vamos usar essa estrutura feita de contêiner em outros locais de Manaus para fazer a reforma de algumas feiras que estão em situação difícil”, explicou o prefeito David Almeida.
O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal, Renato Frota Júnior, salientou a atenção que a gestão municipal tem dado aos feirantes e comerciantes do Centro Histórico de Manaus, que são diretamente afetados pela cheia todos os anos. “O prefeito David Almeida é muito sensível a essa pasta por conta de sua origem. Os feirantes estão vendo que agora a gestão municipal está dando a atenção devida a esta categoria que sofreu durante muitos anos”, comentou.