O parlamentar vem trabalhando no sentido de mobilizar e encontrar soluções para a garantia de recursos necessários para a continuidade das obras em ritmo adequado.
Em seu discurso durante Sessão Plenária na Câmara desta quarta-feira (13), O deputado federal Tito manifestou preocupação com a possível interrupção dos repasses de recursos e das obras da Ferrovia da Integração Oeste-Leste (FIOL), considerada importante para a Bahia, para o Nordeste e para o País. A preocupação veio após anúncio do Ministro da Infraestrutura Tarciso Gomes de Freitas, de encurtamento das obras, retomando somente o trecho Caetité/ Ilhéus.
Apontada como estruturante para a economia baiana, a obra que está em andamento, será a redenção da extração de minérios da região de Caetité e do agronegócio do Oeste baiano. A defesa da construção da Ferrovia como projeto estratégico para a transformação social e econômica dos municípios que serão cortados pela obra, também foram abordados no discurso de Tito.
A FIOL vai ligar Figueirópolis, no Tocantins, ao porto de Ilhéus, no sul da Bahia. Conforme o projeto serão 1.527 km de extensão. Importantes etapas da obra já foram concluídas, como um túnel localizado em Jequié com 780m de comprimento, e uma ponte sobre o Rio São Francisco com 2900m de comprimento, sendo a maior ponte ferroviária da América Latina, localizada entre os municípios de Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa. As obras da FIOL são divididas em FIOL 1 (Ilhéus/Caetité), FIOL 2 (Caetité/Barreiras) e FIOL 3 (Barreiras/Figueirópolis/TO – ainda não licitado). Foram licitados até o momento 9 lotes de obras, de Ilhéus a Barreiras, dos quais 3 já foram concluídos. A conclusão da obra significará uma esperança para o escoamento dos grãos do agronegócio do Oeste baiano.
Veja o pronunciamento do deputado Tito: