Rosinha da Adefal reassume mandato como Deputada Federal

A bancada do PTdoB na Câmara Federal ganhou reforço no último mês de outubro. Em sua segunda legislatura, a deputada Rosinha da Adefal é a nova representante do estado de Alagoas, ocupando a suplência do atual ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Rosinha da Adefal é uma das principais representantes, no Congresso Nacional, das Pessoas com Deficiência. Foi deputada federal entre 2010 e 2014, período em que foi procuradora adjunta da Procuradoria da Mulher; presidente da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e participante das Comissões de Seguridade Social e Família, Direitos Humanos e Minorias, Turismo, Desenvolvimento Econômico, CPIs sobre Exploração de Crianças e Adolescentes e Violência contra a Mulher dentre outras.

“Meu trabalho nesta Casa, assim como toda a minha trajetória pessoal e política sempre foi pautado na busca pela promoção dos direitos das Pessoas com Deficiência, da Acessibilidade, da Inclusão, e da Igualdade dos Direitos da Mulher”, explica Rosinha. “Neste segundo mandato contem com muito trabalho e dedicação da minha parte para ampliar o acesso aos direitos já conquistados e para garantir novas conquistas. ”

Trajetória – Rosinha iniciou a luta em defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência ainda na adolescência. Em 1991, ingressou na Diretoria da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL), entidade que presidiu entre 2007 e 2009. A parlamentar também foi coordenadora da Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos (ONEDEF), entre 2004 e 2010, e presidente entre 2011 e 2014, e membro no Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), entre 2004 e 2008.

Nos dois últimos anos esteve à Frente da secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos de Alagoas. E, desde junho de 2016 ocupou o cargo de secretária especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *