Projeto de lei da deputada federal Leda Sadala propõe alteração na prescrição da dívida de contas de luz

Projeto de lei da deputada federal Leda Sadala propõe alteração na prescrição da dívida de contas de luz

A deputada federal Leda Sadala (Avante/AP) apresentou à Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) 67/2022, que tem como objetivo determinar que a pretensão de cobrança das contas de luz prescreva em um ano. Atualmente, no Código Civil, a prescrição acontece em 10 anos, “quando a lei não lhe haja fixado prazo menor”.

Na prática, muitos tribunais têm arbitrado datas diferentes para a prescrição da dívida, o que leva à insegurança jurídica, tanto para as empresas quanto para os consumidores. O objetivo do PL proposto pela deputada tem o objetivo de normatizar e simplificar os processos, criando um dispositivo legal onde os juízes podem se basear.

“A ideia é unificar decisões judiciais que, por ausência de lei, determinam prazos diferentes para reconhecimento da prescrição da cobrança pela energia elétrica. Há tribunais que aplicam a regra dos dez anos, o que se apresenta inoportuno”, afirma a deputada.

A proposta tramita no Congresso em caráter conclusivo e será avaliada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *