Manaus reforça liderança nacional em segurança municipal com novos armamentos e expansão da Guarda

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), entregou, na segunda-feira (01), um novo conjunto de armamentos para a Guarda Municipal e anunciou a nomeação de 126 novos guardas habilitados no último curso de formação, um marco para a política de segurança pública da capital.

A cidade recebeu 150 pistolas Taurus TS9, calibre 9 mm, garantindo à tropa equipamentos modernos, seguros e alinhados ao treinamento técnico dos agentes. Manaus também passa a ser a primeira e única Guarda Municipal do Brasil a operar com uma pistola menos letal, equipada com munição de elastômero, reforçando o compromisso com protocolos de proporcionalidade e uso progressivo da força.

Durante a apresentação, o prefeito David Almeida destacou o avanço histórico da corporação ao longo de sua gestão.

“A Guarda Municipal de Manaus nunca foi tão forte quanto na nossa gestão. Depois de 74 anos, fizemos o primeiro concurso para agentes armados, saímos de dois veículos para mais de cem e fomos os primeiros a autorizar a arma de fogo. Hoje, entregamos mais 150 pistolas TS9 e somos a única Guarda do Brasil com pistola menos letal, de munição elastomérica”, afirmou.

Além dos 126 guardas já nomeados, a prefeitura avançará ainda mais na ampliação do efetivo. O próximo concurso público ofertará 590 novas vagas, chegando a quase 1.500 agentes até 2027 e posicionando Manaus entre as guardas municipais mais estruturadas e capacitadas do país.

O Avante reafirma seu compromisso com a modernização da gestão pública, o fortalecimento da segurança municipal e a valorização de políticas que tornam as cidades mais preparadas, humanas e eficientes. Manaus segue como uma referência nacional, demonstrando na prática a importância de investimentos consistentes, planejamento e responsabilidade institucional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *