Aprovação de emendas, reuniões com órgãos de apoio e discursos no plenário marcaram os dias antes do Carnaval
A semana pré-Carnaval foi marcada por muito trabalho na Câmara dos Deputados, onde os sete deputados federais do Avante exercem suas atividades para trazer melhorias e avanços para a população.
Os sete deputados André Janones (MG), Chiquinho Brazão (RJ), Fernando Borja (MG), suplente da deputada Greyce Elias, Leda Sadala (AP), Pastor Sargento Isidório (BA), Tito (BA) e o líder do partido Luis Tibé participaram das sessões da semana, inclusive a votação da MP do Agro (MP 897/19) que prevê várias mudanças relacionadas ao crédito rural, como fundo de garantia para empréstimo, linhas de subvenção para construção de armazéns de cereais e aperfeiçoamento de regras de títulos rurais.
O deputado mineiro André Janones esteve em reunião com o Superintendente Nacional de Rede Habitação, Rodrigo Wermelinger, na sede da Caixa Econômica Federal, para tratar de obras inacabadas ou não entregues do programa “Minha Casa, Minha Vida” em municípios de Minas Gerais. O parlamentar também recebeu lideranças políticas do estado mineiro e de outros estados em seu gabinete e esteve presente nas sessões deliberativas da semana. Além das atividades legislativas, Janones tem se dedicado a aulas sobre o regimento interno da Câmara, para fomentar ainda mais sua atuação.
Já o deputado Tito (BA) expôs um relatório do primeiro ano de mandato parlamentar. Em 2019, ele destinou 100% das emendas impositivas para o Oeste da Bahia, localidade que representa — foram cerca de R$ 16 milhões que promoverão mudanças nas áreas da saúde, educação e infraestrutura de 35 municípios da região. Tito também parabenizou, em Plenário, o Governo da Bahia pela inauguração da Policlínica Regional de Saúde de Barreiras.
O vice-líder do Avante na Câmara dos Deputados, o deputado federal Pastor Sargento Isidório (BA) teve emenda de sua autoria aprovada na Comissão Especial PL 3.267/19 – Código de Trânsito Brasileiro. A EMC 166/19 adicionou ao texto a definição de que os municípios serão responsáveis por expedir a autorização para conduzir ciclomotores e veículos de propulsão humana e de tração animal, responsabilidade que anteriormente era do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). O parlamentar também participou de um culto de Santa Ceia, promovido pela Frente Parlamentar Evangélica, com a presença do ministro da Educação Abraham Weintraub. No Plenário, discursou sobre a importância da Petrobras para o país, assim como para o sustento de famílias baianas, por meio da Refinaria Landulpho Alves, e parabenizou a Polícia Militar da Bahia, organização que faz parte, pelos 195 anos de atuação no Estado.
Leda Sadala (AP), prestigiou o Seminário de Doenças Raras 2020, idealizado pelos deputados federais Celina Leão e Diego Garcia em parceria com a Federação Brasileira de Doenças Raras. A parlamentar, que tem na família irmãos acometidos de doença rara, participou do evento ao lado da irmã Mainza Sadala que tem ataxia degenerativa do cerebelo. Após ouvir testemunhos, ela usou a palavra para compartilhar empatia ao contar sobre a luta da família.
Crédito da foto: Site oficial da Cãmara dos deputados