Começou nesta segunda-feira a 30ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30), realizada em Belém do Pará, a primeira edição sediada na Amazônia. O evento reúne cerca de 50 mil participantes, entre diplomatas, líderes mundiais, ativistas, cientistas e empresários.
Entre os presentes está o deputado estadual Wescley Tomaz (Avante), que participa dos debates oficiais na Blue Zone, representando o Sudoeste Paraense e todo o Estado do Pará.
Durante duas semanas, delegações de 194 países e da União Europeia (UE) discutem medidas para transformar o discurso em ações concretas, com metas, prazos e recursos definidos, fundamentais para o avanço da ação global contra as mudanças climáticas.
Defensor da mineração responsável, Wescley Tomaz destaca a importância de unir desenvolvimento e sustentabilidade no uso dos recursos naturais:
“O nosso Pará é gigante nas áreas de mineração e agropecuária, e precisamos ter políticas para acabar com o garimpo ilegal, regularizando aqueles que são possíveis e fiscalizando para manter uma mineração responsável”, afirmou o parlamentar.
A sustentabilidade é um dos pilares do Avante, que reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, apoiando iniciativas que conciliem crescimento econômico, inclusão social e preservação ambiental. O partido acredita que o futuro do Pará e do Brasil passa por políticas que valorizem a produção responsável, a inovação e o respeito aos recursos naturais.

