A Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta e quinta-feira (25 e 26/9), o seminário Fake News, Redes Sociais e Democracia, no Auditório Nereu Ramos. O evento é direcionado aos parlamentares, servidores, comunidade acadêmica, grupos da sociedade civil e organismos internacionais e tem como objetivo compreender e discutir os desafios ligados ao uso da internet e das fake news para fins políticos, além de propor soluções para fortalecer os mecanismos democráticos. O evento foi organizado pela Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais (Semid), em parceria com a Procuradoria Parlamentar e a Secretaria da Transparência (Setran).
O procurador parlamentar, deputado federal Luis Tibé (Avante), participou da cerimônia de abertura e falou sobre a importância de eventos como esse para nortear os trabalhos dos parlamentares e sugerir medidas punitivas para a prática de disseminação de notícias falsas. “Somente no primeiro semestre, a procuradoria teve o dobro de demandas relacionadas à disseminação de fake news do que todas as demandas do ano passado. Temos visto que essas práticas influenciam o resultado de eleições, a atuação parlamentar e o dia a dia na Câmara, por isso temos que encontrar medidas para combatê-las“, disse.
O seminário será transmitido ao vivo pelo Youtube e pelo site da Câmara. Entre os temas debativos estão: a relação entre fake news, desinformação e liberdade de expressão; o combate a este fenômeno no Parlamento; a difusão de notícias falsas num cenário de polarização na sociedade; e o combate à desinformação por meio da educação midiática.