Deputado André Janones lança Frente Parlamentar da Saúde Mental

O deputado federal André Janones (Avante/MG) lançou na última terça-feira (15/8), ao lado dos deputados Tábata Amaral e Célio Studart, a Frente Parlamentar Mista da Saúde Mental. O parlamentar mineiro será secretário-geral do grupo. O grupo é uma iniciativa dos deputados federais e senadores que buscam aprofundar e estudar o desenvolvimento e manutenção de políticas públicas de promoção da saúde mental.

O evento de lançamento ocorreu na Câmara dos Deputados e contou com a presença de parlamentares que vão coordenar os grupos temáticos, interessados no debate sobre saúde mental, representantes do poder público, de organizações da sociedade civil e de figuras públicas que se mobilizam em torno da pauta.

De acordo com Janones, o lançamento da Frente é um dia histórico. São mais 200 deputados e senadores que se uniram para pensar e fortalecer políticas de saúde mental a partir de 16 eixos de trabalho. “O meu sonho é que um dia a gente fale e trate burnout, depressão, ansiedade, bipolaridade, qualquer transtorno mental, com a mesma seriedade, acolhimento, ciência e humanidade que a gente trata doenças do corpo, garantindo acesso e que de fato a saúde mental seja um direito de todos. Precisamos quebrar os tabus e romper o silêncio, afinal, saúde mental é coisa séria”, disse. O deputado lembrou ainda que o Brasil é um dos países que menos investe em prevenção e tratamento das doenças de ordem mental. “Vamos influenciar positivamente o atual governo para que a saúde mental receba o tratamento que ela merece”, finalizou.

Os 16 grupos temáticos que vão nortear as discussões são divididos em: escolas, crianças e adolescentes, mulheres, masculinidades, relações étnicas e raciais, população LGBTQIA+, álcool e outras drogas, atenção primária, atenção especializada, pessoa idosa, orçamento, fiscalização, população em situação de rua e reinserção social, trabalho, segurança pública e internet.
A Frente também conta com um Conselho Consultivo, órgão colegiado que atua em colaboração com os parlamentares nas ações políticas e legislativas. O Conselho reúne organizações de diversos setores, como o Poder Judiciário, conselhos profissionais, instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *