O Avante Rio de Janeiro, em uma iniciativa de protagonismo na construção de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência (PCD), criou e deu posse ao núcleo Avante PCD. O novo núcleo será presidido por Thiago Restel e a posse foi acompanhada pelo presidente estadual, Vinicius Cordeiro, e pelo secretário-geral do partido, Edinaldo Basílio.
De acordo com o responsável pelo Avante PCD, o objetivo é defender os direitos das pessoas com deficiência. “No Brasil temos a Lei Brasileira de Inclusão, de 2015, que é uma das mais completas voltadas para o direito da pessoa com deficiência, porém ela tem pouca efetividade e fiscalização”, explica. “No Brasil temos 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência e no Rio de Janeiro são 3,9 milhões”, salienta, “temos que nos perguntar onde estão essas pessoas, em que situação e até onde o poder público alcança elas”, completa.
Thiago Restel diz que os principais desafios serão derrubar as barreiras arquitetônicas, urbanísticas e atitudinais. A expectativa do presidente do Avante PCD Rio de Janeiro é formar, por meio de um partido político, um grupo forte para que as pessoas com deficiência tenham representatividade nos cenários municipais, estaduais e nacional. “ Essa iniciativa do Avante é pioneira e esperamos servir de modelo para outros partidos políticos, pois precisamos lutar por políticas públicas que sejam efetivas e só conseguiremos isso com união”, ressalta.