O Avante reuniu, no sábado (11/11), na Câmara Municipal de Belo Horizonte, prefeitos, vereadores, deputados, pré-candidatos e lideranças políticas para seu primeiro encontro estadual. O evento contou com a presença do presidente nacional da sigla, o deputado federal Luis Tibé, do também deputado e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), Rodrigo Pacheco, além de palestra do advogado especialista em direito eleitoral e administrativo, Wederson Advíncula, que falou sobre as mudanças nas próximas eleições após a aprovação da reforma política.
O deputado federal Luis Tibé destacou as expectativas do partido para as eleições de 2018 e falou sobre o trabalho que vem sendo feito em todo o Estado pelas comissões municipais e pelos prefeitos e vereadores da sigla. “Nosso projeto dá a oportunidade do surgimento de novas lideranças e com o trabalho dedicado de cada um que está preste neste encontro, tenho certeza de que vamos ter excelentes resultados nas próximas eleições”, disse.
Para o deputado estadual do Avante, Bosco, este será um dia que entra para a história do partido. “Temos que fazer com que as pessoas voltem a acreditar na política e em seus representantes e o Avante é um partido que tem espaço para pessoas que querem fazer uma política diferente, com o intuito de mudar seus municípios, nosso Estado e o nosso país”, destacou.
O vereador do Avante de Belo Horizonte, Edmar Branco, ressaltou que a recente mudança de nome e marca do partido traduz o conceito de que podemos mudar a política.
Exaltando a participação das mulheres no universo político, as ex-vereadoras de Sete Lagoas e Patrocínio, Carol Canabrava e Greyce Elias, convidaram as representantes femininas a colocarem seus nomes à disposição no pleito de 2018 com o objetivo de aumentar a representatividade feminina nas casas legislativas. “A nossa democracia representativa só estará completa quando tivermos um número maior de mulheres participando da política. Homens e mulheres podem e devem trabalhar juntos por um país melhor”, disse Greyce. “A mulher tem seu lugar na política e temos o dever de ser multiplicadoras de bons projetos e políticas públicas”, completou Canabrava.
Finalizando o encontro, o deputado federal Rodrigo Pacheco falou sobre o cenário político atual e lembrou que um partido se faz forte por meio de sua militância. “É a militância que sustenta os ideais e divulga as bandeiras do partido. É necessário propor soluções para os problemas e não somente apontá-los. O Avante chega repaginado e defendendo pilares importantíssimos alinhado com o desejo de mudança das pessoas”, disse.