Foi instalada na Câmara Federal a Frente Parlamentar de Prevenção e Combate à Pedofilia, fruto de requerimento da deputada Ione Barbosa (Avante/MG), que preside o grupo.
A parlamentar acredita que a estrutura de atendimento e investigação aos casos de pedofilia pode contribuir para diminuir os índices de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Ela aponta que as forças de segurança devem dispor de mais recursos para chegar à autoria dos episódios, especialmente quando iniciados ou consumados nas redes sociais.
O deputada ressalta ainda a necessidade de ampliar a rede de atendimento psicossocial às vítimas de exploração. “Muitas vezes a criança deseja denunciar os abusos sofridos mas não consegue nem mesmo sair de casa, já que é no ambiente familiar que acontece boa parte dos casos. É necessário ter um local apropriado para que a vítima se sinta acolhida e segura, com atendimento psicológico e legal sem ser exposta”, explica.
“Outro ponto essencial é aprimorar a escuta das crianças e adolescentes no decorrer do processo criminal, valorizando a palavra das vítimas na elucidação de crimes que, muitas vezes, não deixam vestígios ou em situações que o autor amedronta a pessoa abusada”, disse.
“Quanto mais falarmos sobre pedofilia melhor é, porque tornar esse assunto público é proteger nossas crianças e famílias”, finaliza.