A deputada federal Delegada Ione Barbosa (Avante/MG) a Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher realizada na manhã desta quarta-feira, 8 de março.
A parlamentar, eleita para o seu primeiro mandato, abriu a sessão lendo a mensagem do presidente da Casa, deputado Arthur Lira, que destacou as conquistas sociais, políticas e econômicas e a luta pela igualdade de gênero.
“Muito há de ser realizado para garantir a igualdade de gênero. No Brasil, a desigualdade salarial atinge em cheio as mulheres que chegam a receber salários 20% menores do que os homens mesmo com escolaridade equivalente”, dizia parte do discurso.
Também foram destaques na mensagem, o aumento da bancada feminina que passou de 77 para 91 deputadas nesta legislatura, os projetos de lei aprovados no ano passado voltados para o combate à violência contra a mulher.
Durante o seu pronunciamento, a deputada Delegada Ione, lembrou que o 8 de março foi oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975 como Dia Internacional da Mulher para celebrar suas conquistas sociais e políticas, mas já era comemorado ao longo das décadas anteriores. A data se tornou referência para a luta feminista em 1917, quando operárias russas foram às ruas de São Petersburgo para protestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial.
A parlamentar salientou que que mesmo com o aumento do número de parlamentes, muito ainda há de ser feito para se alcançar a paridade de gênero, uma vez que as mulheres representam 51% da população brasileira. “O protagonismo das mulheres foi e continua sendo decisivo em momento de alta envergadura para o Brasil, como no movimento pelas Diretas Já e de maneira emblemática no processo constituinte, de elaboração da Constituição de 1988”, disse.