O advogado e empresário Rogério Calazans foi apresentado pelo partido Avante como pré-candidato a prefeito de Maringá, no último sábado (14/9), em um café da manhã, no Hotel Metrópole. O evento contou com a participação de aproximadamente 200 convidados, entre líderes, autoridades civis, militares e comunitárias, representantes de associações, como da Associação dos Comerciantes da Av. Brasil, e entidades da sociedade civil. O encontro contou ainda com a presença da presidente estadual do Avante Paraná, Marisa Lobo, do deputado estadual Paulo Rogério do Carmo (PSL) e do vice-presidente municipal do partido Solidariedade.
O presidente municipal do Avante, Cícero Carlos da Silva, salientou que o partido está construindo um projeto político importante para discutir com a população uma nova forma de administração pública municipal. “Acredito que o nosso vice-presidente Rogério Calazans hoje é um presente para a cidade porque tem esse desejo de contribuir, de fazer o novo, em busca de uma nova harmonia para a cidade”, disse.
Segundo a presidente estadual da sigla, a psicóloga Marisa Lobo, o partido estava procurando em Maringá uma pessoa importante, que tivesse experiência e principalmente, valores. “Até na executiva nacional me falaram sobre o Rogério Calazans e me diziam que o partido precisava tê-lo como candidato em 2020. Além de todo esse conhecimento técnico e experiência em administração, ele ainda tem esses valores, que são primordiais para um candidato a prefeito pelo nosso partido”, ressaltou.
Durante o discurso de lançamento da pré-candidatura a prefeito, Rogério Calazans contou um pouco sobre a sua trajetória de vida. Filho único de uma professora da rede pública e de um pedreiro analfabeto com quem, quando criança, trabalhava como servente, Calazans cursou Direito na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi presidente do Diretório Central dos Estudantes e do Centro Acadêmico de Direito. De acordo com ele, essas experiências o preparam, desde a infância e juventude, para superar obstáculos.
O pré-candidato a prefeito lembrou que o momento é de crise e diminuição dos recursos repassados pelos governos estadual e federal. “Por isso não dá mais para acreditar que o orçamento municipal é capaz de resolver todas as coisas. É preciso ter criatividade e zelar pela absoluta qualidade dos gastos públicos”. Nesse sentido, Calazans defendeu a necessidade de uma ampla e profunda reforma nos sistemas administrativos da prefeitura municipal e a criação de um marco regulatório que acabe com a lentidão da máquina administrativa e diminua, radicalmente, a burocracia e o tempo para a aprovação de projetos e concessão de alvarás, bem como facilite ao município a formação de parcerias público privadas visando o aumento da qualidade dos serviços públicos.
Rogério Calazans também deu ênfase na necessidade de o município cuidar das famílias. Na educação, por exemplo, Calazans falou sobre a importância de se reestabelecer a autoridade dentro do ambiente escolar por meio da implementação do programa criado pelo Procurador de Justiça Sérgio Harfouche, que prevê a criação de um sistema de responsabilização interna para cada ato de indisciplina praticado dentro do ambiente escolar e um trabalho integrado entre escola e família. Quanto às drogas, Calazans falou sobre a necessidade de fortalecimento das comunidades terapêuticas e a criação de uma força tarefa entre guarda municipal, secretaria de saúde e assistência social com tolerância zero tanto ao tráfico quanto ao uso de drogas nas ruas e nos espaços públicos da cidade.
O advogado finalizou o seu discurso dizendo que, apesar de todas as dificuldades, não se acovardará. “Não me acovardo porque tenho fé e temo a Deus e não estou de olho em um cargo por mero status ou para atender aos interesses de grupos políticos e econômicos. Quero ser o prefeito com os pés firmes no presente e com a visão muita clara de uma grande cidade para o futuro”.