O presidente nacional do Avante, deputado federal Luis Tibé, reuniu-se nesta quarta-feira (16/3) com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, o vice-presidente, ministro Alexandre de Moraes, e o ministro Sérgio Banhos e representantes de outros partidos para debater as medidas de combate à disseminação de notícias falsas durante as Eleições 2022 e o alistamento de jovens eleitores.
O objetivo principal da reunião é construir parcerias e desenvolver ações em defesa da segurança e da lisura do processo eleitoral. O presidente do Avante, Luis Tibé, lembrou que as falsas informações, como as disseminadas em relação ao voto impresso, geram uma série de problemas aos partidos e aos eleitores. “Essa narrativa não tem lógica, e os partidos têm de fazer esse trabalho de enfrentamento juntamente ao TSE”, disse Tibé. Ele ainda demonstrou preocupação em promover o alistamento de pessoas de 16 a 18 anos e complementou: “Estamos à disposição do TSE nessa missão”.
O ministro Edson Fachin aproveitou o encontro para solicitar o apoio do partido para três grandes campanhas que serão lançadas pelo TSE. A primeira, para incentivar o alistamento eleitoral dos jovens brasileiros que ainda não tiraram o primeiro título e somam 10 milhões de eleitores; a segunda, que os partidos participem dos eventos do calendário eleitoral e das auditorias das urnas, no período de 11 a 13 de maio, quando será realizado o Teste de Confirmação. A terceira diz respeito ao enfrentamento da desinformação. Fachin enfatizou a importância de um diálogo construtivo com os partidos para as eleições do presente e do futuro.