O deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) apresentou à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) nº 1767/21 que propõe que enfermeiros com, pelo menos, cinco anos consecutivos de experiência em hospitais públicos ou privados possam cursar medicina em universidades privadas sem prestar vestibular e com bolsa integral custeada pelo Governo Federal.
Como contrapartida, a proposta estabelece que futuro médico, após formado, preste serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), com carga horária de 30 horas semanais, em hospitais públicos.
O parlamentar afirma que o objetivo é facilitar a formação de médicos no País, permitindo que enfermeiros formados possam aproveitar o conhecimento e os conteúdos acumulado na área para concluírem a segunda graduação. “Esses enfermeiros já têm longo convívio no trabalho em ambiente hospitalar, como centro cirúrgico, Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), emergências, obstetrícia e, na sua grande maioria, já possuem variadas especialidades. O enfermeiro é tecnicamente capaz de abrir novos horizontes no quesito formação profissional, suprindo demandas crescentes e urgentes no Brasil e no mundo”, diz o deputado.
O PL será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.