Os municípios mineiros de Itamarandiba e Francisco Sá, ambos geridos por prefeitos do Avante, ficaram na primeira e segunda colocação do Índice do Conselho Federal de Administração (CFA) de Governança Municipal de 2021. As cidades receberam notas gerais de 8,19 e 8,03, respectivamente, no ranking de municípios com 20 a 50 mil habitantes.
De acordo com Luiz Fernando, prefeito de Itamarandiba, é um orgulho para o município a boa colocação nível nacional. “É fruto de muito trabalho de nossa administração, que sempre busca a melhoria de qualidade de vida para a nossa população. Ainda mais em se tratando em reconhecimento proveniente do Conselho Federal de Administração, entidade máxima e que detém todas as credenciais para medir as gestões municipais”, disse.
O prefeito de Francisco Sá, Mário Osvaldo, comemorou os bons resultados do município e salientou que o trabalho realizado pelo CFA serve para balizar tanto as ações dos gestores municipais, mas também para os cidadãos, setor privado e pesquisadores. “São muitos dados que podem ser analisados e podemos identificar exemplos de boas práticas e os principais desafios enfrentados pelos municípios”.
O Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) foi criado em 2016 com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, através de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu município. Neste sentido, o Índice é utilizado para reconhecer, registrar e disseminar as boas práticas de gestão brasileiras por meio de publicações, eventos e prêmios.
São analisadas três dimensões: finanças, gestão e desempenho por meio das áreas de saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.