A capital do Amazonas é destaque nacional pela quarta vez consecutiva. Manaus, gerida pelo prefeito David Almeida (Avante), ficou em primeiro lugar no ranking de capitais do “Previne Brasil”, programa nacional que mede a qualidade dos serviços de saúde básica oferecidos à população e serve de parâmetro para o financiamento das ações municipais.
“Alcançar, mais uma vez, a maior nota entre todas as capitais brasileiras avaliadas pelo programa é a confirmação de que Manaus segue avançando no propósito de oferecer a todos, crianças, adolescentes, adultos e idosos, a melhor atenção e o melhor cuidado à saúde. Somos tetracampeões no Previne Brasil e não vamos parar por aqui”, afirmou o prefeito.
O ranking do Previne Brasil mostra que Manaus recebeu 8,57 no Índice Sintético Final (ISF), que representa a média dos resultados obtidos nos sete indicadores avaliados pelo programa. Com a nota, Manaus ficou à frente de Maceió (7,61), Porto Alegre (7,45), Curitiba (7,11), Brasília (6,79), Campo Grande (6,61) Florianópolis (6,54), Natal (6,40), Porto Velho (6,38) e Rio de Janeiro (6,35), considerando as dez cidades com maior pontuação. A nota se refere ao período de setembro a dezembro de 2022.
O prefeito de Manaus parabenizou os gestores e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e destacou que a conquista é fruto dos investimentos da gestão municipal em capacitação, melhoria da infraestrutura, gerenciamento de metas e monitoramento de resultados. “Em nome da secretária Shádia Fraxe e dos subsecretários Djalma Batista e Nagib Salém, agradeço a todos os servidores da saúde municipal por este grande avanço”, disse.