Por iniciativa do deputado distrital João Cardoso (Avante), a Câmara Legislativa do Distrito Federal debateu nessa segunda (29/4) a criação de uma Região Administrativa (RA) em Planaltina, que contemple as regiões do Arapoanga, Vale do Amanhecer, Pipiripau, Rajadinha e outras áreas rurais. Ao pedir a atenção do GDF à antiga reivindicação da população, o distrital destacou que o objetivo do desmembramento é ampliar os equipamentos públicos e oferecer mais autonomia para a localidade. Evento realizado na Escola Classe Mestre D’Armas, no Vale do Amanhecer, reuniu autoridades do governo, moradores e lideranças comunitárias.
O parlamentar explicou que a demanda foi feita por meio do seu projeto Nosso Gabinete Móvel, que oferece atendimento itinerante diariamente à população do DF. E falou da importância de reunir interessados, independentemente de suas convicções políticas, em busca do atendimento aos desejos da população de Planaltina.
“Conseguimos deixar claro para a população que nós estamos aqui para criarmos um grupo que possa pensar na possibilidade da criação dessa futura RA, mas de uma forma harmoniosa, que é a forma que eu gosto de trabalhar. Minha intenção é fazer com que a política pública seja para a comunidade e não para interesses particulares.”, afirmou.
Compromisso de governo
O secretário Executivo das Cidades, Gustavo Almeida Aires, lembrou que o pleito fez parte da campanha eleitoral do governador Ibaneis Rocha e confirmou a participação do Executivo em todas as discussões sobre o tema. “Aqui é o primeiro passo. E como representante do Governo estou aqui para ouvir a todos”, disse, ao levantar os principais critérios que devem ser cumpridos para a criação de uma RA, como estudos técnicos, definição de poligonais, e a população mínima de 20 mil habitantes.
Morador do Arapoanga, o técnico em TI Chesley Rocha Silva aprovou a iniciativa. “Eventos como esse mostram a importância que, nós, como população, temos para com a CLDF e a importância da CLDF para nós. A CLDF está de parabéns por essa louvável e grandiosa iniciativa”, disse.
A secretária e ex-conselheira tutelar Suzete Bezerra Vieira, que mora em Vila Buritis e faz parte do Movimento Pró Planaltina e da Associação dos Moradores de Planaltina, destacou as necessidades da população. “Aqui, em Planaltina, faltam muitos equipamentos públicos. Não temos UPAs e várias outras coisas que cidades mais novas e menores têm. Acreditamos que com a criação de mais uma RA vai vir mais desenvolvimento para a cidade”.
O representante do Movimento Pró Planaltina, José Augusto, reforçou: “Nós não queremos cabides de emprego. Queremos uma região”, destacou.
Participaram ainda do encontro o subsecretário da Secretaria de Relações Institucionais do DF, Valteni Souza; deputado Hermeto, diretor da Escola Classe Mestre D’Armas, Laercio Queiroz; gestor do Centro de Ensino Fundamental Arapoanga, Jordenes Ferreira; Rosimeire Araújo (representando a Superintendência de Saúde da Região Norte) e representantes dos deputados distritais José Gomes, Reginaldo Veras e Rafael Prudente.