No Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2/4), o deputado distrital João Cardoso (Avante) faz um alerta para a falta de monitores para alunos autistas nas escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Ao defender a inclusão, em sessão da Câmara Legislativa do DF, Cardoso falou do projeto de lei de sua autoria, que irá obrigar a contratação desses profissionais no ambiente escolar.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa visa atender a lei federal 12.764, conhecida por Lei Berenice Piana, que assegura que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sejam consideradas pessoas com deficiência e, assim, garantir os cuidados previstos para este público. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), uma a cada 160 crianças é autista.
“A inclusão é muito importante e é também muito importante que todos nós prestemos muita atenção a isto. Por isso, hoje estou protocolando um projeto de lei que atende as demandas das escolas que tenho visitado. Não há monitores para alunos autistas, conforme exige a lei federal Berenice Piana.”, afirmou o deputado, que é professor da Secretaria de Educação do DF e possui um sobrinho com autismo.
Foto: freepik