O deputado federal André Janones (Avante/MG) apresentou requerimento à Câmara dos Deputados solicitando a instalação de comissão externa para acompanhamento e fiscalização da situação dos Yanomamis e os garimpos existentes na região, em especial, acompanhar as investigações relacionadas ao cometimento do crime de genocídio.
O deputado lembrou que, entre 2019 e 2022, quase 600 crianças morreram, e no ano passado mais de 70% dos yanomamis contraíram malária. “É necessário acompanhar de perto a situação, o que levou a ela e quem são os responsáveis, com a garantia de que haverá justiça”, disse Janones. “Segundo o Ministério Público Federal, as terras dos yanomamis foram invadidas por cerca de 20 mil homens que trabalham no garimpo ilegal”, ressaltou o parlamentar.
Dados do Serviço Geológico Brasileiro, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Socioambiental mostram que, na Terra Indígena Yanomami, a área ocupada por garimpeiros quadruplicou entre 2020 e 2021. Além disso, denúncias apontam que a invasão causou a destruição de partes da floresta e a contaminação de rios, dificultando a manutenção de roças, a caça, a pesca e a coleta de frutos – principais fontes de alimentação das comunidades.