Procurando ampliar a oferta de leitos no SUS, diante da pandemia internacional do Coronavírus, a deputada federal Greyce Elias (Avante/MG) apresentou o Requerimento INC 130/2020 com indicação para que o Ministério da Saúde priorize a análise técnica, empenho e liquidação das emendas impositivas ao OGU/2020, destinadas a equipar e estruturar leitos de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo Brasil.
Segundo a parlamentar, a situação requer agilidade do Governo Federal para o enfrentamento do Covid 19. “Nosso requerimento orienta que os recursos já cadastrados para investimentos em leitos sejam analisados prioritariamente, em caráter emergencial, para que o país amplie sua capacidade de atender a população que mais precisa, mais carente, que não pode pagar um plano de saúde e que vai recorrer ao SUS”, explicou.
Pelos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), a demanda por leitos para tratamento dos quadros graves de Coronavírus foi o principal problema identificado nos epicentros mundiais da doença. Com esta ação, estima-se que mais de mil leitos possam ser adequados no país.