O Deputado e Presidente Estadual do Pará, Wescley Tomaz, está em Baku, capital de, Azerbaijão, país escolhido para sediar a 29ª Conferência das Nações Unidas a respeito das Mudanças Climáticas, a Cop 29. Neste ano, a solenidade começou nesta última segunda-feira (11), e irá encerrar na próxima sexta-feira (22). A nação escolhida para receber o evento, é considerada “berço da indústria moderna dos combustíveis fósseis.”
Além desse perfil do país, a indústria petrolífera representa quase a metade do PIB do Azerbaijão e representa a mais de 90% das exportações, conforme informações da Folha de São Paulo. No entanto, o país investe em energia limpa e reduz o uso de combustível fósseis.
Fato, que o Deputado Wescley, ressaltou em sua rede social. “Aqui (Azerbaijão), é um país que vive do petróleo e do gás, vive da extração igualmente nosso Brasil. Porém, no Brasil, com severas restrições ambientais.”, concluiu.
Assuntos abordados na COP29
Dentre as pautas discutidas, uma delas será a urgência de ações de contenção das mudanças climáticas e das opções de financiamento para a crise climática global, financiamento climático, os mecanismos de financiamento mistos (blended finance), governança e a regulação do sistema financeiro.
Assuntos, que são muito importantes de serem discutidos, pelo fato que, os fundos de financiamentos climáticos devem ser operados de maneira transparente.