Alerj aprova projeto do deputado Capitão Nelson para instalação de QR Code em placas de obras públicas

Alerj aprova projeto do deputado Capitão Nelson para instalação de QR Code em placas de obras públicas

O plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (26/9), 14 projetos de lei, dentre eles o projeto do deputado estadual do Avante, Capitão Nelson, em parceria com o deputado André Ceciliano (PT). A proposta dos parlamentares obriga a instalação de códigos QR nas placas de obras públicas do Estado.

Por meio do QR Code, que é uma espécie de código de barras que pode ser lido pela maioria dos aparelhos celulares com câmera, o cidadão poderá ter acesso a informações importantes da obra, como: justificativa, população atendida, custo previsto, contratos, aditivos, empresas envolvidas, cronograma de conclusão, projeto arquitetônico e nome do agente público responsável pela fiscalização da obra, bem como procedimentos licitatórios. Todas as informações disponibilizadas na página web, que é acessada pelo QR Code, devem ter acessibilidade para deficientes auditivos e visuais.

De acordo com o deputado do Avante, Capitão Nelson, o projeto foi pensado para aumentar a transparência na execução das obras públicas. “Por meio desse avanço tecnológico, o cidadão fluminense terá acesso às informações mais importantes da obra, o que inclusive o transforma em um agente fiscalizador”, disse. O parlamentar lembrou ainda que atualmente, as informações de aditivos, que acabam encarecendo as obras, não ficam disponíveis para o cidadão e, a partir da implantação do QR Code, essas informações terão que ser atualizadas e disponibilizadas sempre que houver um novo aditivo no custo da obra.

Agora, o projeto segue para a sanção do governador Wilson Witzel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *