O Avante Rio de Janeiro realizou a convenção estadual do partido no Clube Municipal e reuniu lideranças políticas de todo o Estado. Na ocasião, a sigla homologou as candidaturas de deputado federal, estadual e senador. De acordo com o presidente estadual, Vinicius Cordeiro, ao todo serão lançados 47 candidatos à Câmara dos Deputados e 71 candidatos à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Para o senado, o Avante oficializou a candidatura de Itagiba, que terá como suplentes José Carlos Amato e Anderson Claudino.
Conheça o candidato do Avante ao Senado pelo Rio de Janeiro.
O delegado aposentado da Polícia Federal Marcelo Itagiba foi diretor nacional de Inteligência da PF em Brasília, dirigiu a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) de São Paulo e, em 2002, assumiu o cargo de Superintendente da PF no Estado do Rio de Janeiro.
Itagiba também ficou à frente da Gerência Geral de Segurança e Investigações, criada na estrutura da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para desbaratar as principais quadrilhas especializadas na falsificação de remédios no país.
Foi o primeiro delegado da PF a exercer o cargo de secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (2004/2006).
Marcelo Itagiba elegeu-se deputado federal em 2006. Em seu mandato, presidiu a CPI das Escutas Telefônicas e, ao final do trabalho, apresentou um voto em separado ao relatório da comissão, propondo mudanças na legislação referente às interceptações telefônicas.