O deputado estadual Jair Montes (Avante-RO) é o novo vice-presidente do Parlamento Amazônico. A nomeação aconteceu durante a 24ª Conferência anual da União Nacional de Legisladores Estaduais (Unale), em Campo Grande, no último dia 24 de novembro. O encontro teve como tema central do legislativo “Redesenhando os caminhos do Parlamento” e teve o objetivo de debater os novos desafios impostos pelo cenário pós-pandêmico.
Em seu discurso de posse, o deputado Jair Montes foi enfático ao pedir a união dos estados do norte. “Ninguém se preocupa com a Amazônia como nós que moramos lá nos preocupamos. Está na hora da Unale abrir espaço para o parlamento. Nós temos muitos gargalos na Amazônia como a falta de água tratada, nós fornecemos energia mas temos a energia mais cara do país, é o momento de nos unirmos para termos voz e vez”, disse.
O Parlamento Amazônico é um organismo regional permanente e unicameral, que foi legitimado em abril de 1989 por declaração conjunta dos oito países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Esse parlamento tem como finalidade buscar respostas dos países aos assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à preservação da região amazônica.