O deputado federal Chiquinho Brazão (Avante/RJ) é autor do Projeto de Lei (PL) Nº 6228/2019 que propõe a alteração do Estatuto de Defesa do Torcedor, tonando obrigatória a divulgação das imagens e do áudio, em tempo real, das conversas entre os árbitros o caso de utilização do Sistema de Árbitro de Vídeo, conhecido como VAR (Video Assistant Referee).
No último final de semana, o parlamentar reuniu-se com um grupo a favor do PL, composto pelo ex-jogador Willian Oliveira, agora vice-presidente do Sindicado dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, o ex-atleta Fernando Pires, treinador e presidente da Associação Brasileira de Treinadores de Futebol, o também ex-jogador Sorato, Renan Coelho Costa, advogado e Gestor de Futebol, e Rogério Alves, ex-atleta e Gestor de Futebol.
Nesse primeiro encontro, os integrantes alinharam uma estratégia para que o Projeto de Lei seja apresentado aos clubes. Em seguida, com o apoio das agremiações, a ideia será levada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
De acordo com Brazão, a proposta fortalece o sistema do VAR. “O futebol é uma paixão nacional e o torcedor tem o direito de assistir a uma partida com total transparência em todos os lances. Nosso projeto vem para fortalecer e dar mais credibilidade a essa ferramenta”, justifica o parlamentar.
O próximo encontro do grupo está marcado para o dia 6 de março.