O projeto Café com Ideias, realizado pelo Avante Nacional, recebeu os vereadores Edmar Branco e Fernando Borja na última sexta-feira (20/9). Os vereadores eleitos pelo Avante em Belo Horizonte participaram desta edição e contaram sobre suas trajetórias políticas e desafios enfrentados no dia a dia da Câmara Municipal.
Edmar Branco contou que começou sua atuação na área social com 16 anos. Líder comunitário do bairro Paulo VI, Branco foi o vereador mais votado do Avante em BH, com 6.319 votos. De acordo com ele, seu mandato está voltado para garantir a voz do cidadão onde a vida está mais ameaçada. “Venho da área social, do meio ambiente e do futebol amador, mas tenho aprendido muito na política. Temos passado por momentos de muita tensão na Câmara, mas o espaço político é para todo cidadão e temos que defender os direitos da população, independente de raça, classe econômica ou religião”, disse.
Fernando Borja é administrador de empresas e advogado e foi eleito vereador pelo Avante com 4.384 mil votos. De família cristã, tem como principal pauta a defesa da família. Recentemente, Borja teve o projeto do Maio Laranja aprovado na Câmara Municipal de Belo Horizonte, que define o mês para a conscientização sobre a realidade da exploração sexual de crianças e adolescentes. Borja salientou a importância do fortalecimento do papel dos vereadores. “Luto para termos um Legislativo mais forte. Precisamos resgatar o valor do Legislativo para não haver dependência do Executivo, até porque o papel do vereador é propor leis e fiscalizar”, explicou.
O Café com Ideias é um projeto mensal que tem como objetivo a capacitação da equipe do Diretório Nacional do Avante sobre temas relacionados à política e ao trabalho que é realizado pelos coordenadores políticos e demais setores do partido.