Parlamentares da bancada Avante lamentam em suas redes sociais com profundo pesar a morte da maior autoridade da igreja católica, Papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio, que morreu nessa última segunda-feira (21), aos 88 anos, devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e insuficiência respiratória, após 37 longos dias de internação entre fevereiro e março deste ano.
Confira as homenagens ao pontífice, prestadas pelos parlamentares:
Deputado Federal e Presidente Nacional, Luis Tibé:
O Presidente Nacional, em sua rede social, manifestou o profundo pesar pelo falecimento do Papa Francisco:
“Ele nos ensinou que a força da Igreja está na humildade. Que a fé se constrói no amor. E que ninguém se salva sozinho. Obrigado por ser farol em tempos tão escuros.”, agradeceu.
Deputada Federal, Delegada Ione:
A parlamentar destacou o papel fundamental que o pontífice desempenhou no mundo:
“O Papa deixa um legado de fé, serviço e dedicação à Igreja Católica e ao mundo. Que Deus console os corações e que sua memória continue a inspirar caminhos de paz.”
Deputada Federal, Greyce Elias:
A deputada desejou força aos fiéis católicos:
“O mundo se despede do Papa Francisco, aos 88 anos. Primeiro papa da América Latina. Minha solidariedade à igreja católica e aos familiares. Descanse em paz!.”
Deputado Federal, Bruno Farias:
Para o deputado, Papa Francisco deixou um legado eterno de fé, humildade e amor ao próximo:
“Como cristão, me uno a todos que sentem essa dor e que encontraram nas palavras e nos gestos do Papa um caminho de esperança e paz. Ele foi mais do que um líder espiritual. Foi uma voz de compaixão em tempos difíceis, um farol de serenidade em meio às tempestades do mundo.”
Deputado Federal, Pastor Sargento Isidório:
Para o parlamentar, a perda do pontífice da igreja católica vai muito além da religião:
“Recebemos com pesar a notícia do falecimento do Papa Francisco. Como pastores cristãos evangélicos, nos unimos em oração por consolo à família e a todos os que foram tocados por sua vida e ministério.”
Em seguida, deixou uma palavra de consolo aos fiéis católicos. “Neste momento de luto, nos lembramos das palavras de Jesus: Mateus 5:4 (“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”). Que o Senhor fortaleça os corações enlutados.”
Deputado Federal, Waldemar Oliveira:
Para Waldemar, o Chefe do Clero, foi uma inspiração pela busca da paz e do bem comum:
“Como católico, levo comigo o exemplo do Papa que não se cansou de clamar por paz, de defender os pobres e de lembrar a cada um de nós a importância de cuidar da nossa casa comum.”
Deputado Federal, André Janones:
Janones, descreveu Papa Francisco como uma luz de esperança no fim do túnel:
“Papa Francisco deixa um legado lindo, lutou muito por mais direitos humanos, pela paz e respeito as minorias.”
Prefeito de Manaus (AM), David Almeida:
Prefeito da capital Amazonense, David Almeida, decretou luto oficial de três dias em Manaus, em sinal de respeito e homenagem à sua memória e prestou solidariedade aos fiéis católicos de todo o mundo:
“Neste momento de dor, expresso minha solidariedade à comunidade católica de Manaus, do Brasil e do mundo, e me uno em oração para que o legado do Santo Padre continue inspirando líderes e cidadãos a construírem um mundo mais justo, fraterno e solidário.”
O Avante, como um todo, reconhece o legado indelével do Pontífice, em defesa da paz mundial, dos mais vulneráveis e a importância indescritível do seu papel como Chefe do Clero para o mundo.