PTdoB comemora resultados na gestão de proteção animal na cidade do Rio de Janeiro

PTdoB comemora resultados na gestão de proteção animal na cidade do Rio de Janeiro

A direção do PTdoB/RJ comemorou os resultados da gestão da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais do Município do Rio de Janeiro (SEPDA), dirigida pelo secretário Vinicius Cordeiro, que também é o presidente estadual da legenda.

“A SEPDA possui um dos maiores programas municipais de proteção animal do país e é um orgulho representar o partido para demonstrar a população nosso extremo respeito e dedicação na gestão pública e, em especial, com a causa animal”, destacou Cordeiro, que agradeceu ao prefeito Eduardo Paes e ao ex-secretário de Governo, Pedro Paulo, pela confiança depositada.

A Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais anunciou recentemente que bateu recordes em seu segmento. Atualmente com 10 postos, incluindo-se uma unidade conhecida como Fazenda Modelo, projeta que ate o final de 2016 concluirá a realização de mais de 45 mil esterilizações em cães e gatos e mais de 15 mil atendimentos clínicos gratuitos no programa de castrações conhecido como “Bicho Rio”, um dos mais exitosos do país. A secretaria também avançou nos atendimentos em denuncias de maus tratos, fez ações repressivas com o batalhão florestal da Polícia Militar e a Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e ativou programas como o de Proteção aos Animais Comunitários (PPAC), Cidade Total e o programa de apoio aos abrigos, o “Abrigo Amigo”.  A gestão de Cordeiro à frente da SEPDA também operacionalizou intervenções nas condições do abrigo da Fazenda Modelo, que conta hoje com quase mil animais, e reformas nos postos de atendimento, como no de Bonsucesso e Engenho de Dentro.  O Programa de adoções de animais da Fazenda Modelo também avançou e pode bater recordes em 2016. Atualmente, estima-se que o Rio de Janeiro tenha uma população animal doméstica que varia de 800 a 1,2 milhão.

O secretário também destaca que a SEPDA protagonizou uma ação legislativa solicitando a instituição do Fundo e do Conselho de Proteção Animal; o endurecimento das sanções nos maus tratos e o Poder de Polícia reivindicado pelo órgão para o combate ao tráfico e maus tratos animais. Vinicius Cordeiro lembra ainda do bom entendimento que tem tido com as ONG’s do setor, numa administração que dialoga e é democrática, além da conclusão do processo que acabou com a tração animal na Ilha de Paquetá e da luta para que esta prática seja proibida em todo o território municipal.

O presidente estadual do PTdoB Rio de Janeiro destaca ainda que vários vereadores do partido têm apresentado projetos em suas câmaras municipais com o intuito de avançar a questão da proteção animal em suas cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *