Avante
DEPUTADO FEDERAL LUIS TIBÉ PROPÕE QUE FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS SEJA CUSTEADO PELA PRÓPRIA CLASSE POLÍTICA DEPUTADO FEDERAL LUIS TIBÉ PROPÕE QUE FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS SEJA CUSTEADO PELA PRÓPRIA CLASSE POLÍTICA

DEPUTADO FEDERAL LUIS TIBÉ PROPÕE QUE FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS SEJA CUSTEADO PELA PRÓPRIA CLASSE POLÍTICA

Destaque , Notícias / 01 . dez . 2017

O deputado federal Luis Tibé, do Avante de Minas Gerais, apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 360/2017 que propõe a criação de um fundo de financiamento para as campanhas políticas que seja abastecido com a contribuição da própria classe política.

A proposta de Tibé determina que o Fundo Especial de Financiamento da Democracia seja instituído e mantido com recursos oriundos de contribuição sobre os salários do Presidente da República e Vice-Presidente, Governadores e Vice-Governadores, Prefeitos e Vice-Prefeitos, Deputados federais e estaduais e dos vereadores. A administração do fundo, bem como a distribuição aos partidos políticos e o recebimento da prestação de contas de uso do recurso, ficaria a cargo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o parlamentar mineiro, para virar a página do financiamento empresarial no nosso país é preciso sinalizar novos tempos à sociedade brasileira e cortar na própria carne para garantir que o sistema político financie a si próprio. “A sociedade está acompanhando uma grande discussão sobre a forma de financiamento das eleições e nada mais justo do que a classe política financiar o seu próprio sistema, garantindo que nenhum centavo do dinheiro público destinado para a educação, saúde e outras áreas seja utilizado para o financiamento de campanhas eleitorais. Nosso projeto é um caminho que não onera o orçamento público e nem os brasileiros”, explica o deputado.

A PEC foi apresentada no plenário da Câmara e aguarda o encaminhamento para análise das comissões para o devido parecer.

Confira a matéria na íntegra: https://goo.gl/ZGWMLX

Posts Relacionados